Você está procurando um

Consultor de planos de negócios?

Agende uma sessão de estratégia para sua empresa agora mesmo

Contato Telefone

(67) 3562-4478

IR - IR 2023: Pagar Aluguel Aumenta A Restituição?

17 de março de 2023
Jornal Contábil

A casa própria é um sonho para milhões de brasileiros, porém, muitas vezes a necessidade de uma moradia é mais emergencial, por este motivo, o aluguel é a opção mais viável, mas, esse gasto pode ser abatido no Imposto de Renda (IR) 2023?

Os gastos dedutíveis são uma maneira do contribuinte diminuir o imposto devido e aumentar sua restituição, porém, é preciso saber o que é dedutível.

Veja nos próximos tópicos se os seus gastos com aluguel podem ser deduzidos na sua declaração do IR 2023, é preciso se informar.

O que são gastos dedutíveis?

As despesas dedutíveis são aquelas que podem ser abatidas no rendimento tributável de um contribuinte para diminuir o valor do imposto a ser pago.

Quanto mais despesas dedutíveis forem incluídas no IR 2023, maior será sua restituição. Gastos com saúde, por exemplo, não tem limite de dedução.

É necessário conhecer quais são as despesas dedutíveis no IR 2023 para saber se seus gastos com aluguel podem ser abatidos na sua declaração.

Quais gastos podem ser deduzidos no Imposto de Renda?

Veja alguns dos principais gastos dedutíveis:

Pensão alimentícia:

Todos os valores pagos em pensão alimentícia, em dinheiro ou benefícios, podem ser deduzidos integralmente, mas esses gastos devem estar previstos em acordo ou sentença judicial.

Gastos com saúde:

Essas despesas devem estar presentes na nota fiscal do hospital, do doutor ou da clínica. E se o procedimento feito não for detalhado, o gasto é automaticamente dedutível.

Entretanto, se o serviço for um procedimento que não é dedutível no IR 2023, ele não poderá ser listado no Imposto de Renda.

Gastos com Educação:

Educação infantil, compreendendo as creches e as pré-escolas até os cursos de pós-graduação podem ser deduzidos.

Existem outras despesas que podem ser deduzidas, como doações e planos de previdência privada.

IR 2023: Aluguel pode aumentar a sua restituição?

Em 2022 um projeto foi aprovado no Senado Federal para tornar o aluguel uma despesa dedutível, ele era aguardado no IR 2023, mas o projeto aguarda a aprovação da Câmara.  

Portanto, o aluguel ainda não é um gasto que pode ser abatido seu Imposto de Renda, suas despesas com o aluguel de casa ainda não são restituíveis, é preciso se informar sobre tudo que você pode solicitar o abatimento.

Enfim, existem diversos gastos que podem aumentar a sua restituição, entretanto, o aluguel não é um deles, veja o que pode te ajudar a diminuir o seu Imposto devido antes de enviar sua declaração.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias